terça-feira, 28 de setembro de 2010

Praia de Trancoso - eu esperava bem mais...

Olá, caros amigos viajantes!

Há algum tempo não falo em Porto Seguro. Não porque eu tenha esgotado o assunto. Na verdade, tentei contemplar vários públicos, pessoas que entram no blog à procura de diversos destinos. No entanto, hoje volto a escrever aos viajantes que estão de malas prontas para a famosa cidade do Sul da Bahia.
Antes de ir a Porto Seguro, encontrei como um dos principais destinos a cidade de Trancoso. Em todos os sites, as pessoas diziam: "você vai gostar de Porto, mas vai amar Trancoso. LÁ É UM PARAÍSO". Então, depois de tantas recomendações, eu tinha que incluir Trancoso no meu roteiro. O vilarejo fica a 26 km de Porto Seguro.
Fui no meu penúltimo dia em Porto. Paguei R$30,00 num passeio que incluía uma visita ao Quadrado de Trancoso, visita à Praia dos NAtivos (com uma permanência de quatro horas mais ou menos), com volta por Arraial e travessia de balsa.
O dia amanheceu nublado, o que pode ter interferido significativamente na minha percepção sobre Trancoso. Nossa primeira parada foi, então, no famoso Quadrado, aquele que me foi tão recomendado e que eu queria tanto conhecer. Ao chegarmos, vi as famosas casinhas coloridas. Mas eram poucas e (se compararmos) as casinhas coloridas no entorno do Dragão do Mar são bem mais bonitas... Passei pelas casinhas e fiquei esperando o resto... O resto era a vista da cidade, da Praia dos Coqueiros (que me pareceu ser bastante bonita) e - como principal ponto turístico do local - estava a casa bege da Elba Ramalho. Ah, tinha também o famoso "abacaxi de Trancoso", cuja fatia custa uma fortuna...
Caros leitores, vocês sabem o quanto sou fã das belezas naturais da Bahia. O quanto recomendo cada paraíso que já tive a oportunidade de conhecer para vocês. Mas tenho que ser honesta nas minhas análises: eu esperava bem mais do Quadrado de Trancoso!
Talvez o legal de lá deva ser a visita à noite, nos maravilhosos restaurantes locais. Esse programa eu não tive a oportunidade de fazer. Talvez seja ele o responsável por todo esse fascínio dos turistas por Trancoso.
Do Quadrado, seguimos para a Praia dos Nativos. Mas como o dia estava muito frio e ventava muito na beira da praia, não conseguimos aproveitar o passeio da melhor forma possível. Ah, e o preço do almoço sai meio salgado por lá! Além disso, a praia não é uma das mais bonitas do Sul da Bahia. O lado bom da Praia dos Nativos é poder fazer aqueles penteados baianos nas barracas e pagar bem menos do que você pagaria em Porto. Vale muito a pena e os rapazes têm um corpo de dar inveja a qualquer turista bombado
Bem, nossa volta foi por Arraial, que é super agradável (mas depois dedico um post só para Arraial).
Como toda análise é baseada na subjetividade de quem a faz, recomendo que você visite Trancoso e volte ao blog para compartilhar a sua experiência comigo e com outros viajantes. Talvez seja uma percepção diferente. Acho que um viajante não deve tirar conclusões antes de conhecer o lugar... Ele deve viver! Assim, termino essa avaliação sobre Trancoso. Ah, antes de me perguntarem: dá sim para ir de ônibus de linha... É super tranquilo! Ainda vou dedicar um post para a praia mais bela da região... Ela é tão especial que eu quis preparar um texto à altura. Depois revelo o nome...rs Beijos e até mais = ]


Nenhum comentário:

Postar um comentário