sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A extinta BRA e uma viagem para nunca ser esquecida

O ano era 2007, e a companhia aérea BRA ainda operava. Foi uma das minhas primeiras viagens de avião e uma das mais nervosas. Fora isso, o vôo trazia algumas surpresas, como as quatro escalas ao longo da viagem. Não lembro bem a data nem o dia da semana, só sei que era outubro e que eu nunca vou esquecer dessa aventura.
Antes de ir ao aeroporto, minha irmã teve um mau presságio, o que me deixou um pouco inquieta. Tentei pensar em outras coisas, tentei imaginar como seria a entrevista que eu ia fazer lá no Rio. Minha mãe teve que me deixar sozinha no aeroporto e, para aumentar ainda mais a minha angústia, o meu vôo atrasou duas horas.
Para o caro leitor entender o meu desespero, fazia pouco tempo que tinha acontecido uma grande tragédia aérea no país e você percebia que as pessoas viajavam preocupadas.
Como o meu vôo ia demorar e eu estava sozinha no aeroporto, comecei a puxar conversa com as pessoas que estavam ao meu lado. Acho que puxo conversa até com as cadeiras se eu ficar sozinha... Nisso, conheci um rapaz que estava indo morar em Mato Grosso. Era cantor e levava consigo a expectativa de quem vai começar uma vida nova. Conheci também um adolescente que ia trabalhar nas metalúrgicas do interior de São Paulo. O tio já tinha ido. Os primos também. Ele era mais um da família que ia tentar a sorte, com a esperança de mudar de vida. No seu olhar, o medo e a ansiedade de quem não sabia o que ia ser dali para frente.
Por fim, conheci um rapaz que ia a Goiás encontrar a avó e que, por coincidência, morava perto de mim. Era a primeira viagem de avião dos três. Mas não a minha.
Quando entramos no avião, resolvemos ficar todos juntos. O rapaz que era "de menor" não podia. Tinha que viajar próximo às comissárias de bordo. Logo o apelidamos de "De menor". Os outros dois rapazes eram o Obede(o cantor) e o Diego (o da avó). Combinamos, então, de fazermos revezamento na janela do avião... A minha máquina ficava com quem estivesse lá para registrar os melhores momentos dessa viagem entre três desconhecidos que, com o medo e o tédio de viajar sozinhos, se tornaram bons amigos. Durante a viagem, muita coisa aconteceu... Mas conto na próxima postagem...
-------------------------------------------------------------------------------------

Nas fotos: eu, Diego e Obede no voo da BRA e o "De menor" com o comissário de bordo...




Nenhum comentário:

Postar um comentário