sábado, 21 de agosto de 2010

Paraíso perdido no Centro de Porto Seguro

Entre tantas dicas que li sobre Porto Seguro, achei algumas sobre um restaurante chamado "Portinha". Ele fica perdido depois da Passarela do Álcool e próximo às balsas. Não fui a Porto com a intenção de jantar lá, até porque imaginava que seria bastante caro, mas acabei esbarrando nele e tive uma grata surpresa...
Nesse dia, eu e meu amigo Edson saímos com a intenção de jantar fora do hotel. Fomos,então, para a Passarela do Álcool, local onde ficam os principais restaurantes da cidade. Meu amigo estava com alguns problemas intestinais e procurava um self service. Ao chegarmos lá, descobrimos que - para jantar no Centro - é preciso ir antes das 20h. Havia alguns restaurantes abertos, mas todos a la carte. Perguntando a um e a outro, nos indicaram ir ao tal Portinha. Logo me veio a lembrança dos comentários da comunidade. Andamos uns 20 minutos perdidos até chegarmos ao destino da nossa romaria. Eu já estava sem forças para andar, de tanta fome que eu sentia. Nesse dia, eu não tinha almoçado, apenas beliscado alguns petiscos...
O restaurante parecia estar perto do fim do expediente. Havia apenas um casal no local. O ambiente era super aconchegante e acolhedor; a decoração rústica dava um tom romântico ao local.
Não havia lá muita variedade de comida, mas creio que por causa do horário no qual chegamos. A comida era gostosa, apesar de não ser das melhores que já provei. No entanto, visitar aquele lugar foi uma grata surpresa. Impossível não recomendar um jantar no Restaurante Portinha a quem visita Porto Seguro.

--------------------------------------------------------------------------------------
História do Portinha (retirada do site do estabelecimento www.portinha.com.br):

A história do Portinha Fogão à Lenha começou em ITABELA sul do estado da Bahia!

Em sua própria residência, Maria da Glória Peruzzo Possa, carinhosamente chamada dona Glória, abriu uma portinha e ali manteve uma pizzaria por dez anos, de 1982 a 1992. Como o comércio não tinha nome, os clientes diziam que iam comer uma pizza na D. Glória, naquela "PORTINHA", que é um dito popular no nordeste, quando se abre um pequeno negócio.

Em 1993, dona Glória mudou-se para TRANCOSO com seus filhos, montou uma pizzaria e a manteve por mais 7 anos.

No ano de 2000, D. Glória e seus filhos, Daniela e Franciel, tiveram a idéia de mudar a pizzaria para um Restaurante Self-Service e mantiveram o nome PORTINHA, como homenagem ao pequeno negócio que deu início à tudo.

Depois sua filha Fernanda e seu genro Leandro, juntaram-se ao negócio e montaram o PORTINHA em ARRAIAL D'AJUDA e mais recenemente, em PORTO SEGURO.
-----------------------------------------------------------------------------------










5 comentários:

  1. OI LIDIANE, TD BEM? TBM SOU CEARENSE, MAS ATUALMENTE ESTOU MORANDO NO RIO DE JANEIRO, ADOREI A SUA IDEIA DE COLOCAR AS DICAS DE VIAGENS NO BLOG. TBM ESTOU INDO A PORTO SEGURO EM DEZEMBRO, VOU FICAR NO HOTEL PORTO DAS NAUS, VOU SEMPRE VIR AQUI PEGAR SUAS DICAS E COLOCAR NO MEU BLOQUINHO DE ANOTAÇÕES. UM XEIRO FLOR, TBM TE ADD NO ORKUT TÁ?

    ResponderExcluir
  2. Oláa,td bem?
    Tava passeando pelos bloggers,e encontrei o seu,e vi q vc falava da minha querida BAHIA,rs e Porto Seguro é realmente um lugar espetacular,e o PORTINHA é com certeza um dos lugares mais conceituados de lá,gostei muito de tudo q vc escreveu...
    Tenho certeza q irá adorar as outras praias daki,como o Prado,Alcobaça e Caravelas...
    Beijos,

    Lorena!

    ResponderExcluir
  3. Olá Lidiane!

    Adorei a dica... vou para porto em setembro com amigos e essa dica do restaurante é bem interessante.

    Bjos
    Rodrigo Castelucio

    ResponderExcluir
  4. Entrei no site do Portinha, e ele é lindo mesmo, vi que também tem em Trancoso e Arraial.
    Mas ... e o preço??????? vale a pena????

    ResponderExcluir
  5. Maria Luisa, uma das coisas mais caras em Porto é alimentação. Um prato para duas pessoas custa em média R$ 40,00. Lá no Portinha o self service é uns 29,90 o quilo. Então, acho que você vai gastar uns R$30,00 para duas pessoas. Acho que vale a pena. Depende muito da quantidade que você come. Acho que ir lá, ao menos uma vez, vale muito a pena. Se você for ficar perto da Tôa a Tôa, tenho uma dica de jantar para te dar. Me manda um e-mail. Bjs

    ResponderExcluir