sábado, 21 de janeiro de 2012

O que fazer num final de semana em SP?

Olá, amigos viajantes...

Há uns dois finais de semana, consegui andar por São Paulo sem estar apressada. Eu fui para conhecer um pouco dos hábitos dos paulistanos e para ver o que se pode fazer na maior cidade do Brasil. Graças à hospitalidade e à companhia da minha amiga Débora Soares, consegui fazer, em um único final de semana, o que muita gente não consegue em uma semana inteira.

Eu já cheguei por lá no sábado à tarde. Com uma chuva inesperada e alguns atrasos, perdi a minha tão esperada visita de compras na 25 de Março. Fiquei um pouco decepcionada, confesso, mas não deixei isso estragar o meu final de semana (a chuva acabou mesmo foi com a minha escova).

Enfim, o primeiro programa que a minha amiga propôs foi uma volta pela Av. Paulista (tida por muitos como o coração de São Paulo). Antes de chegar à Paulista, ganhei um passeio de metrô (meio de transporte super utilizado por quem vive em SP). Foi a minha primeira experiência andando de metrô, mas confesso que não gostaria de andar num às 7h de um dia útil. É super lotado e os palistanos estão sempre correndo contra o tempo. Mesmo sendo num sábado fim de tarde, a estação estava super movimentada e, por incrível que pareça, ainda encontramos alguns apressadinhos.

O bom de você visitar uma cidade com alguém que mora nela é entender um pouco dos códigos de conduta daquele local. A minha amiga logo me ensinou a regra básica da boa convivência em SP: se você não está com pressa, mantenha-se sempre à direita (seja numa escada rolante, no meio da rua ou dirigindo). Na minha terra, por exemplo, isso só se aplica ao trânsito...

Pois bem, na Paulista, parei para tirar fotos com a plaquinha da rua, em frente aos grandes bancos e ainda aproveitei o que sobrou das decorações de Natal. Passear pela Paulista num sábado à tarde é bem agradável. Não senti o mesmo medo que sentiria se eu saísse andando na Praça do Ferreira em Fortaleza no mesmo horário.

Na Paulista mesmo, entramos num shopping com várias livrarias (uma grande tentação para qualquer "intelectualcult"). É lá, por exemplo, que fica a sede da Livraria Cultura. Bom, nem preciso dizer a vocês que me deliciei por lá (principalmente nas seções de História, Comunicação e Idiomas). Acho que a seção de História da Livraria Cultura equivale a todo o acervo da Livraria Lua Nova em Fortaleza, rsrs...

Da Cultura, fomos à Starbucks. Se você está fazendo regime, não faça esse passeio. Ele é um dos mais calóricos. A Starbucks é uma rede de cafeterias super famosa no mundo e também bastante recomendada entre os "cults". Experimentei um frappuccino e um muffin de queijo. Isso significa que o meu regime foi por água abaixo nas minhas primeiras horas em Sampa.

De lá, fomos para Higienópolis - um dos bairros que mais gostei em SP. Ah, eu bem que poderia morar lá. Mas descobri que é um bairro de ricos. Ou seja, um dos mais caros da cidade. Enquanto eu fazia compras e me divertia no shopping do bairro, um condomínio de luxo do local era assaltado. (Eu liguei toda feliz para a minha irmã dizendo que estava num bairro maravilhoso e ela disse: tá passando agora no jornal que teve um assalto nesse lugar, rs). Bom, nossa aventura terminou em Higienópolis com um jantar no Outback (outro lugar que super recomendo). Como esse post ficou muito longo, depois escrevo sobre as minhas aventuras de domingo em SP. Abaixo, vai uma lista com os endereços dos lugares que passei. Beijos = )



Shopping Higienópolis à noite


Algumas dicas:

*Bilhete de metrô - R$2,90 por trecho (você compra na própria estação).

*Livraria Cultura
Av. Paulista, 2073

01311-940 - Bela Vista - São Paulo - SP
Horário de Funcionamento:
Segunda a Sábado - 9h às 22h
Domingos e Feriados - 12h às 20h
http://www.livrariacultura.com.br

*Starbucks
http://www.starbucks.com.br

*Outback Higienópolis
Avenida Higienópolis 618 - Piso Veiga Filho
expansão - lojas 1013 a 1015
Cep: 01238-000 – Higienópolis - SP
http://www.outback.com.br


3 comentários:

  1. Lidi, que texto leve e maravilhoso! Ri muito! Será que você vai contar sobre a tentação de morango?!rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Eu já tive que pegar o metrô em São Paulo no final de sexta-feira véspera de feriado prolongado... não queira experimentar como é...rsrs
    Quanto ao Beto Carrero World, todos os transfer saem do parque depois do término do último show, então acho que dará para você assistir sim. Tem mais uma postagem sobre o paque no blog.
    Amei ser 'autora', o blog é meu hobby, minha diversão.
    Há uma entrevista lá que pode lhe interessar sobre jornalismo de turismo feita com uma ex-reporter da revista Viagem e Turismo, vc viu?
    http://www.deturistaaviajante.com/2012/01/entrevista-com-jornalista-talita.html

    ResponderExcluir