sábado, 20 de agosto de 2011

O melhor de Porto de Galinhas: mergulho com cilindro!





É incrível como cada viagem pode trazer uma experiência nova e única. Tive uma surpreendente e agradável surpresa ao conhecer Porto de Galinhas em Pernambuco. Como toda e qualquer cearense, sou super exigente com praia. O motivo é simples: o Ceará tem um litoral belíssimo. Sendo assim, nenhuma das praias de Porto de Galinhas me encheu os olhos. Mas há algo que Porto de Galinhas oferece aos visitantes que é impagável: o mergulho de cilindro!

Eu nunca havia mergulhado, mas sabia que ir a PG e não mergulhar era um desperdício. Eu só não tinha conhecimento que a maioria das pessoas faz mergulho de Snorkel e não de Cilindro. Sem me atentar para a diferença entre essas duas modalidades, comprei por um site de compra coletiva um pacote que incluía mergulho de cilindro + cd com fotos.

Assim que eu cheguei ao meu destino turístico, procurei me informar mais a respeito da empresa pela qual eu iria fazer o tal mergulho. Me informei sobre a modalidade e também a respeito da mecânica do mergulho. Foi aí que a minha ficha caiu. Eu ia descer a oito metros abaixo do nível do mar... Mas não dava mais para ficar com medo! Eu tinha que passar confiança para a minha mãe e para o meu tio, que iriam fazer o mergulho comigo e por minha causa.

Para mergulhar em qualquer lugar, é preciso observar a lua, o nível da maré, além de ficar atento à previsão do tempo. Procure mergulhar num dia de maré baixa e sem chuva, pois a visibilidade na água é muito melhor. Tivemos sorte. A noite que antecedeu o mergulho foi de lua cheia. Além disso, mergulhamos no horário de maré mais baixa do dia.

O MERGULHO

Fiz o mergulho pela empresa Ocean Dive, que fica numa casa simples na Rua dos Navegantes em Porto de Galinhas. O passeio custa em baixa estação entre R$ 80 e 90 reais. Na alta, sai por R$120. Você ainda tem a possibilidade de procurar alguma oferta da empresa por um site de compras coletivas. No meu caso, o passeio saiu por R$48. Antes de comprar o mergulho pela internet, no entanto,verifique se você realmente poderá estar na cidade no período em que seu cupom tem validade. É importante também que você tente descobrir se a empresa é bem vista por outras pessoas que já mergulharam por ela. Com a Ocean Dive, não tive nenhum problema e super recomendo o mergulho. Faço apenas uma observação: ninguém sai bonito em foto de mergulho.

Antes de cair na água, tivemos um treinamento em solo sobre comunicação durante o procedimento. Aprendemos também a respeito dos equipamentos que iríamos usar. E tivemos ainda uma aula sobre respiração com cilindro. Depois da aula teórica na sede da empresa, fomos (a pé mesmo) até o ponto de partida das jangadas. Pegamos uma jangada e fizemos um mergulho inicial: treinamento de respiração já em alto mar. Tive dificuldades para pegar o macete da respiração, mas depois foi tranquilo. O mergulho, em si, dura cerca de trinta minutos. Normalmente, desce um instrutor por casal (eu preferia que fosse um instrutor por pessoa, pois nem todo mundo viaja acompanhado). O instrutor vai guiando você. Tudo que você precisa fazer é apreciar a beleza que o fundo do mar pode oferecer.

Tente não pensar a quantos metros de profundidade você já desceu. Isso faz com que você fique nervoso. Aprecie e curta cada momento, pois passa rápido... Enquanto isso, a equipe de mergulho tira algumas fotos suas (muitas toscas, mas tudo bem). Enfim, mergulhar foi uma das melhores experiências da minha vida. Fico feliz por ter proporcionado esse momento também para a minha mãe. Ela, infelizmente, ficou nervosa e subiu logo, mas teve todo o apoio dos instrutores.

Boa semana a todos e espero que tenham gostado das dicas.

SERVIÇO:

Mergulho em Porto de Galinhas
Empresa: Ocean Dive
Endereço: Rua dos Navegantes 43
Valor: depende da época do ano e das promoções. Varia de R$ 48 a R$120;
Contato: (81) 7811-8056 / (81) 9296-7750 (Tentem falar com o Sandro - ele é mais legal do que o outro dono).

Nenhum comentário:

Postar um comentário