segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Praia do Espelho - olhe para o céu e agradeça; você é um privilegiado

A cada lugar que conheço, tenho a sensação de que sou privilegiada. Afinal, quantas pessoas têm condições de viajar no Brasil? Pois bem: hoje vou falar de um lugar que eu já deveria ter falado há muito tempo, mas eu hesitava. Eu não queria ser injusta com outros destinos, muito menos com a Praia do Espelho. Antes de discorrer sobre o referido destino, gostaria de justificar a minha postagem voltada ao Sul da Bahia pelo fato de a maioria dos e-mails e comentários que recebo ser de turistas que vão para lá. Assim, nada mais justo do que eu voltar a dar dicas sobre a região.

Nã sei ao certo qual é a distância exata de Porto Seguro à Praia do Espelho. Alguns sites dizem que ela fica a 100 km do aeroporto de Porto. Portanto, um pouquinho longe. A viagem realmente é longa e tem uns trechos desagradáveis (estradas meio esburacadas e lama). Se você for a Porto e perguntar a algum guia da CVC, eles vão te dizer que fazem o passeio raramente e vão te dar um preço bem salgado. Muitos dizem que não vale a pena perder um dia só para conhecer tal lugar. Mas existem as agências locais que fazem o programa por preços bem mais acessíveis.

A verdade é que a viagem sai cara por dois aspectos: a dificuldade de se chegar até lá e a falta de opção de barracas. Para ir até o Espelho, você vai “perder” um dia inteiro da sua viagem. Então, além do transporte, você terá que incluir todas as refeições do dia, o dinheiro da água e o das lembrancinhas. Além disso, faça essa projeção pensando que tudo lá é muito caro. Porque é mesmo. E tem consumação mínima. Na barraca que eu fiquei, era de R$40,00 por pessoa. Um peixe médio para duas pessoas não saía menos do que R$70,00. Ah, fique preparado também para o seu celular não funcionar lá. Algumas operadoras não têm sinal para a região. Se você levar notebook, talvez não fique sem contato. Algumas barracas disponibilizam wireless.

Depois de todas essas ressalvas, você vai me perguntar: e por que mesmo vale a pena conhecer a Praia do Espelho? Apesar de todas as complicações, esse foi o meu roteiro preferido da viagem a Porto. É aquele lugar que, se eu tiver a oportunidade de ir novamente, eu irei. É um daqueles lugares que você fica tão feliz de ter tido a chance de conhecer, que você adoraria levar todas as pessoas que você ama. Com certeza, um dos lugares mais lindos que já fui. Com certeza, um dos lugares mais lindos que você irá conhecer. Se já conheceu, olhe para o céu e agradeça; você é um privilegiado.

Abaixo, os dados da viagem que fiz (foi em agosto de 2010; o preço pode ter sido alterado):

Axé Turismo
Transporte: Van
Duração da viagem Porto – Praia do Espelho: 1h30
VALOR 50.00
Contato: Elenilson
(073)9962 6422 ou 8101 0106



2 comentários:

  1. Noossa que lugar lindo. Eu tenho verdadeira adoração por viajar e pretendo conhecer todas as cidades do meu estado em pouco anos. *-*

    Belíssimo lugar, amei as dicas e quem sabe um dia eu conheça a Praia do Espelho *--*

    beijos e amei o blog. :D

    ResponderExcluir
  2. se vc escolher ir com uma agencia local, que não seje pela cvc, sertifique-se que o carro énovo e não irá dar defeito´pois se isso acontecer... vc ficará no meio do nada, sem socorro, quer dizer, a Deus dará, e ainda qndo chegar não vai ter com quem reclamar. Já passei por isso, e na verdade o que valeu, foi visitar umlugar lindo e perfeito... mas no retorno,ficamos 04:OO hrs na estrada com um carro quebrado, e sem conseguir contato... e a agência me respondeu, q isso acontece de vez enquanto.Pretendo sim retornar lá, mas não vou pensar em economizar... é um barato que pode sair caro

    Viviane Souza Costa, RJ

    ResponderExcluir