sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Carnaval de Olinda - você precisa ir ao menos uma vez na vida...

Bom dia, pessoas!

Hoje vou falar sobre algo muito especial para mim: CARNAVAL! Você pode, então, dizer que não curte, que não gosta e que é um saco ficar pulando no meio da multidão. Vou dizer a você que te compreendo completamente e que - até pouco tempo - eu também não saía de casa nessa época do ano.
Todo ano era a mesma coisa: pessoal do colégio ia para o litoral cearense. Quem não arriscava ir para o litoral ia para o interior mesmo. Pouca gente fica em Fortaleza. Na verdade, os casados e os "amarrados" ficam na cidade. Ah, o pessoal que vai para os retiros espirituais também fica. Bem, ao longo dos meus 24 anos, passei 21 por aqui (eu era do grupo que ia aos retiros espirituais). Até que, um dia, fui para o litoral, mas essa história eu conto depois.
No ano seguinte, exatamente em 2009, minhas amigas resolveram ir para Olinda. Elas fecharam o pacote, mas eu não estava com muita vontade de ir. Afinal, nunca fui fã de Carnaval. Ficava pensando no inferno que devia ser... [Só os cults da faculdade iam para Olinda]. Estava decidida a não ir até que descobri que meu ex-namorado (de término bem recente) estava namorando a pessoa que eu mais odiava no mundo. Na hora, liguei para a empresa e fechei o pacote.
E, por ironia do destino, eu que estava viajando na maior dor de cotovelo arranjei um paquerinha logo na viagem de ida (dentro do ônibus)... No entanto, não é essa a história mais importante...
O que eu realmente queria contar aqui é o quanto o Carnaval de Olinda é mágico! A festa é realizada no Centro Histórico da cidade. Durante o período, ônibus não entram. Apenas carros pequenos. Assim, o Centro parece um parque de eventos. São várias ruas com ladeiras super inclinadas para você subir e descer infinitas vezes até o fim do Carnaval. O que contagia, na verdade, é a atmosfera do lugar. Nunca vivi nada igual... Parece que, por quatro dias, você se desligou do mundo real, entrou no mundo da fantasia e está vivendo um sonho... Você encarna a fantasia que quiser; faz o que tiver vontade... É uma festa democrática e não tem mela, mela... É óbvio que tem seu lado negativo, que eu conto (junto com outros detalhes) no próximo post...

Abaixo, recordações do meu primeiro e mais mágico Carnaval de Olinda... Costumo dizer aos meus amigos que todo mundo precisa ir ao menos uma vez na vida!!!


Um comentário:

  1. Amiga, conta mais detalhes de Olinda. O que tu falou só me deixou com vontade de lembrar de tudo. Bota aí tudo que aquela nossa amiga fez, de ficar com o Bahuan e o Bahuada entre outras coisas... rsrs

    Sempre acho que os detalhes dizem mais que um olhar panorâmico.
    Eu leio teu blog e fico com vontade de fazer um também, pra escrever sobre os bastidores das histórias e a parte mais alternativa das viagens. As pirações mesmo... rsrsrs

    Tô virando uma leitora assídua do teu blog.

    Bjooo!!
    Te amo!
    Espero que a gente ainda curta muitas Olindas na vida!

    Carol Pantaleão

    ResponderExcluir