domingo, 14 de julho de 2019

Fazer ou não Ilha tour em Noronha?

Uma pergunta muito comum quando se fala sobre a viagem a Noronha é fazer ou não o Ilha tour. Há quem diga que o programa é indispensável e há quem diga que é perda de tempo e de dinheiro. 
Fiquei com muita dúvida sobre esse passeio antes de fazer a minha viagem. Afinal, fui com o orçamento limitado e precisava tomar decisões assertivas a respeito dos meus gastos. 

Deixei para fechar os meus passeios somente em Noronha, apesar de ter pesquisado bastante antes e já ter algumas agências recomendadas. Não vi nenhuma agência que as pessoas não indiquem da ilha. Há as que são mais famosas e têm um transporte diferenciado e cobram mais caro e há as que são mais populares e cobram mais barato. Inclusive, os guias (creio que a maior parte) não são fixos de uma agência, como contou o meu guia do Ilha Tour. Fechei com a Primeiríssima e, no dia anterior, ele havia guiado um grupo da Atalaia (agência mais cara e badalada de Noronha). Pela agência que fechei, o passeio era composto por um grupo de 10 pessoas num carro 4 x 4 adaptado, transportando seis pessoas na parte externa e quatro na parte interna.

O passeio começa por volta das 8h da manhã e a agência foi bem pontual nesse dia. Ela passa nas pousadas e depois se dirige ao Mirante do Sancho (nossa primeira parada). Lá, temos um ponto de apoio (para compra de comidas, água e ida ao banheiro). Depois, você começa a ver as paisagens mais famosas de Noronha e entende porque você está num lugar tão especial. Você faz uma pequena trilha numa passarela de madeira e curte os melhores pontos para fotografias. 



Após isso, o grupo desce na famosa escadinha do Sancho. Há fila e horários para descer e para subir. A descida na parte da escada de ferro não é tão ruim e dá para ser feita sem medos. A parte que vem depois é pior. Ao descer, o grupo é liberado para mergulho (não há a obrigação de uso de colete). Depois, conhecemos a Praia do Leão e paramos para almoço. Depois, fomos ao museu do Tubarão, ao Sueste, à Baía dos Porcos (lugar mais mágico de Noronha para mim) e encerramos com um por-do-sol no Fortinho do Boldró. Após o por-do-sol, todo mundo volta para o carro e o guia sai deixando nas pousadas. 

Pelo que vivenciei, ouvi de outras pessoas e li nos relatos, vou colocar um "vantagens e desvantagens" de cada opção:

Ilha tour em grupo:



Vantagens:
- O preço. A Primeiríssima cobra R$ 200,00 por pessoa, mas oferece descontos se você fechar mais de um passeio;
- O guia para tirar as suas fotos. Os guias são experts em fotos e vão te colocar nas melhores posições para fotos;
- A comodidade de não andar muito entre os destinos nem ficar esperando por horas o ônibus da ilha; 
- Conhecer pessoas legais.

Desvantagens:
- Você tem pouco tempo para tirar as suas fotos, pois você está num grupo grande;
- Você vai dividir as atrações com outros grupos, pois as agências seguem - basicamente - o mesmo roteiro;
- A possibilidade de ter pessoas chatas no seu grupo. No meu, havia uma menina que queria monopolizar o guia. Ela, inclusive, levou vários looks para ficar trocando nas fotos dela. 

Indicado para:

a) Quem não quer gastar muito;
b) Quem tem pouco tempo e quer conhecer um pouquinho de tudo; 

Após o Ilha tour coletivo, você pode voltar sozinho aos pontos turísticos que você mais gostou. 

Ilha tour individual:

Vantagens: 
- O guia só para você. Isso significa mais fotos!
- Vocês podem alternar o horário da visitação nas atrações turísticas e fugir dos grupos. Assim, você pode aproveitar com mais calma cada lugarzinho da ilha. 

Desvantagem:
- Praticamente, o custo. Esse tipo de serviço exclusivo não sai por menos de R$ 700,00. Além disso, alguns guias cobram pelas fotos à parte. 

Não fazer o Ilha tour:

Vantagens: 
- Economizar uma grana;
- Escolher os locais que você quer visitar;
- Fugir dos horários mais lotados;
- Ficar o tempo que quiser em cada atração. 

Desvantagens: 
- Você vai andar muito a pé! Muito mesmo...
- Os ônibus na ilha demoram bastante...
- Se você alugar um buggy, você terá um custo altíssimo, pois o aluguel sai caro e a gasolina também. 
- Não ter o guia para te contar a história de Noronha. Sim, isso faz falta!

Depois dos prós e contras, avalie a melhor opção para você e curta Noronha! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário